Tratamento

Para obter controles adequados de açúcar no sangue é necessário seguir corretamente os pontos básicos de tratamentos do diabetes

Dieta
Siga sempre as orientações dietéticas do seu medico ou nutricionista. É importante não excluir nenhuma refeição ou lanche recomendado no seu planejamento alimentar
Procure ingerir alimentos ricos em fibras como: frutas e vegetais frescos, feijão, legumes, arroz integral, aveia, pão, integral etc.

Procure ingerir alimentos com pouca gordura e sal
Cuidado ao ingerir bebida alcoólica, pois esta pode contribuir para um episódio de hipoglicemia. Não beber de estomago vazio, por exemplo.

Atividade física
O exercício aeróbico (caminhar, nadar, andar de bicicleta, dançar) ajuda muito no controle da glicemia e também previne problemas no coração e das artérias.

Importante:
O nível de atividade física será sempre determinado pelo seu médico, porém segue abaixo algumas dicas gerais

Faça exercícios regularmente
Sempre beba líquidos para estar bem hidratado antes e depois dos exercícios
Use tênis confortáveis e meias esportivas
Mantenha um cartão de identidade dizendo que você é diabético, será útil em caso de emergência.
Verifique o exame de ponta de dedo antes do exercício. Se acima de 250mg/dl, evite exercícios intensos. Se abaixo de 100mg/dl, coma alimentos ou líquidos com carboidratos: (ex: 1fruta ou 1 copo de suco)
Pare de fazer exercícios em caso de tontura ou sensação de desmaio

Medicamentos
O tratamento do diabetes tipo 1 é necessariamente feito com insulina. Para tentar imitar o funcionamento normal do pâncreas, faz-se uso da insulina de ação lenta associada a insulina de ação rápida nas refeições.

O tratamento do diabetes tipo 2 pode ser realizado inicialmente apenas com dieta e exercícios porém com o passar do tempo pode ser necessário o uso de comprimidos, insulinas ou ambos.

Importante: se seu médico introduzir insulina, isto significa apenas reposição de um hormônio que pessoas sem diabetes produzem, e que seu pâncreas não é mais capaz de reproduzir. A insulina não vicia, ela é necessária à vida.

 

AAA SADIA 2007 - www. aaasadia.com.br - desenvolvido por Vip Virtual